top of page

 Impacto em Portugal 

Dados de Intoxicações (CIAV)

Dados que são muitas vezes usados para perceber se uma certa substância/grupo de substâncias é, ou não, usada em larga escala pela população em geral, são o número de chamadas efetuadas para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) (http://www.inem.pt/ciav) para pedir assistência no tratamento de uma dada intoxicação. O CIAV é um centro médico de consulta telefónica (808 250 143) responsável pela prestação de informações necessárias quer a profissionais de saúde quer ao público em geral, em tempo útil, por parte de um médico, com o objetivo de fornecer a melhor assistência, e de uma forma rápida, a vítimas de intoxicações. O CIAV dispõe ainda de dados estatísticos relativos ao número de chamadas que recebe para cada substância/grupo de substâncias, permitindo assim identificar e caracterizar o tipo de intoxicações mais e menos frequentes em Portugal.

​

Em Portugal, a grande maioria das intoxicações ocorre por via digestiva e são intencionais em adultosacidentais em crianças (CIAV 2011).

​

Em 2015, os pesticidas foram o 3º agente mais responsável por intoxicações em Portugal, sendo que dentro destes o glifosato foi responsável por 13% das intoxicações, estando em 4º lugar entre os pesticidas/grupos de pesticidas com maior número de casos de intoxicação relatados (CIAV 2015). Tais dados podem ser observados nos gráficos 1 e 2 abaixo representados.

​

​

​

​

Principais substâncias causadoras de intoxicações em Portugal em 2015 (dados do CIAV).

a) inclui Organofosforados e Carbamatos.

Percentagem relativa de pesticidas/grupos de pesticidas responsáveis por intoxicações em Portugal em 2015 (dados do CIAV)

[1] CIAV (2015) Dados estatísticos. http://www.inem.pt/stats/stats.asp?stat=28&stats=23 . Acedido a : 22 de Abril de 2017 

bottom of page